EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3389
Tipo: Artigo
Título: CHECKLIST SEGURO, A ANÁLISE DA SEGURANÇA DOS PACIENTES EM CENTRO CIRÚRGICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): PINTO, Ludmyla Cristini Oliveira
SILVA, Mariane Bianchessi da
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
Abstract: A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu o Programa Cirurgia Segura Salvam Vidas com objetivo de melhorar a qualidade da assistência em saúde para a segurança do paciente. O Programa tem uma ferramenta de verificação chamada checklist, e o principal objetivo é auxiliar na conferência de elementos essenciais para segurança do paciente no centro cirúrgico. Este instrumento é considerado importante para as tarefas de alta complexidade, como as realizadas no centro cirúrgico. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura pelo método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Para compor esta revisão o levantamento dos artigos foi realizada com busca na base de dados SciELO Scientific Electronic Library On line e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) utilizando os termos na língua portuguesa “checklist” e “checklist cirúrgico”. Os filtros usados para inclusão dos artigos delimitaram o tempo de publicação dos artigos (de 2014 a té 2019) a língua (portuguesa), os tipos de estudos (revisão sistemática ou integrativa da literatura). Foram encontrados 17 artigos com resumo na base de dados SciELO e 54 artigos na base de dados LILACS, foram excluídos 66 artigos ao total por não estarem em conformidade com o método de inclusão e selecionadas 05 publicações para o estudo. Os resultados do estudo mostram a importância do uso do checklist, onde o mesmo proporciona uma maior segurança ao paciente e a equipe que lhe presta o serviço do cuidado, além de desenvolver uma melhor comunicação entre a própria equipe atuante, e com o paciente.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Procedimentos cirúrgicos
Verificação da segurança
Cirurgia segura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3389
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUDMYLA CRISTINI OLIVEIRA PINTO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)236.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.