EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3386
Tipo: Artigo
Título: POTENCIAL ALELOPÁTICO DE ESPÉCIES NATIVAS ARBÓREAS SOBRE A GERMINAÇÃO DE Lactuca sativa L.
Autor(es): SILVA, Tatiane Martins da
ROMAGNOLO, Mariza Barion
OLIVEIRA, Silvana Maria de
PASTORINI, Lindamir Hernandez
Abstract: Alelopatia pode ser definida como efeito negativo ou positivo de um organismo sobre outro, mediante liberação de compostos químicos, podendo atuar em diferentes etapas do desenvolvimento vegetal. Com o objetivo de avaliar o potencial alelopático de espécies nativas arbóreas sobre a germinação de Lactuca sativa L.foram realizados bioensaios.Os extratos foram preparados a partir das folhas secas das espécies arbóreas, obtendo-se as concentrações de 2,5; 5,0; 7,5 e 10%. Para avaliação do efeito sobre a germinação, cipselas de alface foram colocadas em placas de Petri, contendo 6 mL do extrato aquoso correspondente à espécie arbórea e concentração determinada. As placas de Petri foram seladas com plástico filme e mantidas em câmara de germinação.Posteriormente foram calculadas a porcentagem de germinação,tempo médio de germinação e índice de velocidade de germinação. Aplicou- se análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (p˂0.05). Os extratos aquosos de Jaracatia spinosa (Aubl.) A. DC. não afetaram a PG , IVG e TMG de Lactuca sativa L., quando comparado ao controle.No entanto, os extratos de Metrodorea nigra A. ST.-Hil.,reduziram a PG a partir da concentração 7,5 % e o IVG na concentração 10,0%, para o parâmetro TMG ocorreu aumento significativo a partir da concentração 7,5%. As cipselas de alface mantidas em extratos aquosos de Eugenia ramboi D. Legrand apresentaram redução da PG e do IVG a partir da concentração 5%, além de atraso na germinação. Concluiu-se que os extratos aquosos de J. spinosa não apresentaram efeito alelopático sobre as cipselas de alface, enquanto os extratos de M. nigra e E. ramboi possuem efeito alelopático por reduzirem a germinação de cipselas de alface.
Palavras-chave: Extrato aquoso
Concentração
Jaracatia spinosa
Metrodorea nigra
Eugenia ramboi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3386
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANE MARTINS DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)220.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.