EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3380
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE Methona themisto (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE) PARA CRIAÇÃO EM BORBOLETÁRIO
Autor(es): SOUZA JUNIOR, Gilmar de
ANJOS, Diogo Luís dos
TAKAHASHI, Bruno Tadashi
NANYA, Satiko
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da Methona themisto em laboratório para criação em borboletário, pois esse lepidoptera é comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A coleta dos espécimes foi realizada na Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, consistindo em duas etapas, no período de Maio a Outubro de 2017. Na etapa 1, do total de 117 indivíduos, em fase de ovo e lagarta coletados na natureza, 76 indivíduos atingiram a fase adulta, havendo 44% de mortalidade, decorrente do parasitismo, canibalismo e manuseio. A média do tempo das fases de lagarta e pupa coletadas da natureza foi de 25,7 dias e 15 dias, respectivamente. A partir dos adultos da etapa 1, montou-se cestos de acasalamento. Das posturas, 200 ovos foram utilizados para etapa 2, destes 148 atingiram a fase adulta, com mortalidade de 26%. O ciclo de vida foi de 37,4 dias, sendo o tempo médio da fase de ovo 6,8 dias, lagarta 19,8 e pupa 10,9 dias. Comparando os resultados do tempo médio da fase de lagarta e de pupa, verificamos que na etapa 1 ambas as fases apresentaram uma duração maior, em torno de 5 dias, do que na etapa 2.Concluímos que Methona themisto apresentou baixa mortalidade nas fases imaturas, o índice reprodutivo dos adultos foi elevado e são de fácil criação em laboratório, portanto viabilidade para criação e manutenção em borboletário.Há necessidade de mais estudos relacionados a essa espécie, devidoa falta de informações e poucos trabalhos publicados.
Palavras-chave: Borboleta
Ciclo de vida
Instar larval
Lagarta
Preservação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3380
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GILMAR DE SOUZA JUNIOR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)471.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.