EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3378
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPORTAMENTO DE ACASALAMENTO DE Methona themisto (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE) EM LABORATÓRIO
Autor(es): SANTORO, Andressa
SILVA, Gabriela Barone Volce da
NANYA, Satiko
Abstract: Methona themisto é bastante conhecida na região sul e sudeste do Brasil, sendo que as lagartas se alimentam de folhas de Brunfelsia sp., conhecidas como “manacá de cheiro” ou “jasmim manacá”, presentes em praças e jardins. A maioria dos animais realiza o comportamento de côrte como uma das etapas que antecedem a reprodução. O macho corteja a fêmea a fim de se reproduzir. Ela, por sua vez, escolhe o macho que se mostra mais adaptado ao meio ambiente. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi realizar a criação e manutenção de Methona themisto em laboratório para avaliar o comportamento de acasalamento. A criação foi feita em caixas de polipropileno e manutenção diária no Laboratório de Controle Biológico, Morfologia e Citogenética de Insetos da Universidade Estadual de Maringá. O desenvolvimento completo da Methona themisto levou em torno de 43 dias. O acasalamento ocorreu 10 a 15 dias após a emergência do adulto. O macho fez um ritual para assim obter a atenção da fêmea. Ele começou a ter um voo excitado, fazendo um tipo de "dança" para atrair a fêmea. Em torno de vinte e quatro horas após a cópula, a fêmea estava preparada para começar a fazer as primeiras posturas de ovos - entre quinze e vinte ovos. Um novo acasalamento pode ocorrer em torno de 6 a 8 dias. Assim, é possível concluir que devido ao ciclo de vida ser curto se comparado com outras espécies de Lepidoptera, e o comportamento de côrte e acasalamento ocorrem no interior de cesto telado torna essa espécie viável para serem mantidas no interior de borboletário, visando à preservação da espécie e a Educação ambiental.
Palavras-chave: Borboletário
Comportamento de côrte
Cópula
Pré - cópula
Reprodução
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3378
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA SANTORO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)374.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.