EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3376
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA REMODELAGEM TECIDUAL E ATIVIDADE ANTINEUROINFLAMATÓRIA COLÔNICA DO METIL JASMONATO NA RETOCOLITE ULCERATIVA CRÔNICA INDUZIDA POR ÁCIDO TRINITROBENZENOSULFÔNICO EM RATOS
Autor(es): CARRERA, Alefe Caliani
MORENO, Isabela Ferraro
BESSON, Jean Carlos Fernando
Abstract: As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são caracterizadas por processo inflamatório crônico, sendo duas principais: Doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa (RCU). Desta forma, produtos naturais surgem como alternativas terapêuticas, sendo o metil jasmonato (MeJA) uma provável alternativa de tratamento, visto suas comprovadas atividades anti-inflamatórias, antiproliferativas e antioxidantes. Tal composto é isolado a partir do óleo essencial de Jasminum grandiflorum. Analisou- se o potencial efeito tecidual e neuroinflamatório do MeJA, na dose de 300 mg/kg, em ratos adultos com colite induzida por ácido trinitrobenzenosulfônico (TNBS). Os animais foram distribuídos em quatro grupos, eutanasiados após o processo. Foram utilizados amostras do cólon distal de 20 animais para a obtenção de cortes histológicos transversais. Avaliou- se: graduação da fibrose de cólon; análise morfométrica das túnicas intestinais, por amostragem de imagens capturadas em microscópio óptico; e perfil antineuroinflamatório do sistema nervoso entérico pela análise microscópica de 30 gânglios localizados nos plexos nervosos entéricos por animal em contagem e caracterização de células inflamatórias. Notou- se mimetização eficaz de DII pelo TNBS através da graduação da fibrose colônica; redução da fibrose nos animais tratados com MeJA; redução de células inflamatórias em gânglios entéricos, principalmente linfócitos e monócitos; efeito regenerativo tecidual em camada submucosa, principalmente, e também em muscular.
Palavras-chave: Doenças inflamatórias intestinais
Jasminum
Mucosa intestinal
Regeneração
Sistema nervoso entérico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3376
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEFE LUIZ CALIANI CARRERA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)249.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.