EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3373
Tipo: Artigo de Evento
Título: ELABORAÇÃO DE TEMPERO “ FURIKAKE ” DE DIFERENTES SABORES COM BASE DE FARINHAS DE APARAS DA FILETAGEM DE TILÁPIA E SARDINHAS DEFUMADAS
Autor(es): PINAFFI, Diogo Lima
SALES, Kamila Gabrielle Vieira
CESARO, Elisângela de
CORADINI, Melina Franco
MAIA, Karina
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
Abstract: O objetivo deste trabalho foi elaborar temperos tipo furikake de diferentes sabores,com a utilização de farinha de aparas (corte em V do filé) de tilápia do Nilo e sardinhas defumadas, e avaliá- los quanto as suas características nutricionais, microbiológicas e sensoriais. Foram elaborados três tratamentos, sendo tratamento 1= furikake de peixe, tratamento 2 = furikake de ovo e, tratamento 3= furikake de legumes. O furikake sabor peixe apresentou os maiores teores de proteína e cinzas, 39,90% e 16,09%, respectivamente. Todos os temperos tipo furikake estavam dentro dos padrões microbiológicos e em relação à análise sensorial, não houve diferenças para sabor, cor, textura, aroma e impressão Global. Entretanto,o furikake sabor peixe apresentou a menor nota para intenção de compra, 3,13. Conclui- se que o tempero tipo furikake sabor peixe é o mais indicado nutricionalmente, contudo,o menos aceito pelo público consumidor.
Palavras-chave: Composição química
Corte em V do filé
Culinária japonesa
Farinha de peixe
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3373
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAMILA GABRIELLE VIEIRA SALES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)236.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.