Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3369
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | METODOLOGIA ATIVA: MÉTODO PBL ADAPTADO PARA EXTENSÃO RURA L EM PECUÁRIA LEITEIRA |
Autor(es): | ANTUNES, Victória Lucas Camara OLIVEIRA, Maria na Luísa Chiezi de PASQUALINI, Anna Carolina Bassan ANDREAZZI, Marcia Aparecida IDERIHA, Nil ce Marzolla EMANUELLI, Isabele Picada |
Abstract: | A deficiência de informação pode provocar um manejo inapropriado do rebanho e a deficiência na aplicação de boas práticas na ordenha refletindo sobre a quantidade e qualidade do leite e consequentemente no lucro.Desta forma,há uma necessidade de levar informações aos produtores de leite de uma forma prática e aplicável. Uma ferramenta interessante para conduzir essas informações até as propriedades é o uso de métodos de ensino ativo. Verificando na literatura científica a carência de métodos ativos no segmento rural,o objetivo deste trabalho foi adaptar a metodologia de aprendizagem baseada em problematização(PBL)para a utilização na extensão rural,desenvolvendo e validando o PBLrural proporcionando aprendizagem à população do campo. Para validar o PBLrural na extensão rural, decidiu- se atuar diretamente com extensionistas, para isso foi firmada uma parceria com um grande laticínio da região Noroeste do Paraná e foi apresentado o método aos técnicos responsáveis pelo leite de forma prática e ativa, simulando o trabalho que eles posteriormente poderão realizar nas propriedades atendidas. As atividades de validação foram realizadas com 8 funcionários da indústria, reunidos em duas visitas.O método ativo PBLrural desenvolvido foi validado e aprovado pelo grupo testado como uma ferramenta eficiente de transmissão do conhecimento técnico no meio rural, pois valoriza o conhecimento do produtor, tornando- o ator principal do processo de aprendizagem, beneficiando a aplicação das informações passadas pelo extensionista.Finalmente comprovou- se que a maior parte dos funcionários presentes adquiriram conhecimento quanto ao tema exposto durante a apresentação demonstrando a eficiência do método desenvolvido. |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em problematização Metodologia participativa Produtores rurais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3369 |
Data do documento: | 29-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VICTÓRIA LUCAS CAMARA ANTUNES.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019) | 335.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.