EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3368
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES LEITEIRAS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): KNUPP, Rafaela de Moraes
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
KNUPP, Jéssica de Moraes
MENDES, Adriano Rogério
Abstract: A produção de leite no Brasil, que é o quarto maior produtor mundial, apresenta grande importância econômica. Por isso, reconhecer as melhores raças, formas de manejo, nutrição, sanidade e as instalações podem garantir o maior desempenho zootécnico e melhores resultados econômicos em algumas criações. Sendo assim, reconhecer os pontos frágeis na cadeia e buscar suas resoluções se faz necessário. Esse trabalho teve como objetivo caracterizar, mediante observação “in loco” e aplicação de um questionário, 5 propriedades leiteiras localizadas na região de Maringá/ PR, quanto ao manejo nutricional, sanitário, reprodutivo, na ordenha; dados de composição e qualidade do leite, de desempenho zootécnico dos animais e os dados de produção e econômicos e identificar os pontos de atenção. De acordo com os resultados obtidos, conclui- se que, apesar dos valores aceitáveis de CCS observados neste estudo, verificou- se a ausência de realização dos testes da caneca de fundo preto e CMT em muitas propriedades avaliadas. Duas propriedades estudadas não conhecem o custo médio de produção do quilo de leite, evidenciando um ponto preocupante, visto que, a base do cálculo da lucratividade é o custo de produção. De modo geral, a maioria das propriedades apresentam pontos em conformidade com as boas práticas agropecuárias, contudo, ainda existe a necessidade de algumas adequações no manejo empregado na busca pela sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Palavras-chave: Cadeia produtiva do leite
Gado de leite
Produção de leite
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3368
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA DE MORAES KNUPP.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)175.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.