EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3363
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE MORFO - FUNCIONAL DE OÓCITOS BOVINOS CLARIFICADOS PARA MODELO DE TREINAMENTO DE ICSI
Autor(es): ANIZELLI, Adriana Cristina
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
MORESKI, Danieli Aparecida Bóbbo
GASPAROTTO, Francielli
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
EMANUELLI, Isabele Picada
Abstract: Por apresentarem citoplasmas translúcidos, os oócitos de roedores são mais utilizados nos treinamentos da reprodução assistida, mas esbarrando na bioética animal. No entanto, a viabilização do uso de oócitos bovinos de batedouro torna- se de grande importância, mesmo não sendo de eleição,devido a sua aparência escura. Assim, objetivou- se validar morfo-funcionalmente um modelo bovino de treinamento para ICSI utilizando o método de clarificação citoplasmática de Agostinho et al.,(2008). Os oócitos bovinos de abatedouro foram coletados e maturados in vitro. Após,foram divididos em 2 grupos: grupo controle (GC -não centrifugado);grupo tratamento com oócitos maturos e centrifugados por 15min (9000rpm). Posteriormente foram fertilizados e cultivados in vitro por 10 dias para avaliação das taxas de clivagem,blastocisto e eclosão. A análise morfológica quanto ao deslocamento citoplasmático lipídico foi realizada após a centrifugação. O modelo proposto,indicou haver variações no deslocamento lipídico. A área ocupada pelo estrato lipídico ficou entre 25 e 15% do ooplasma (LIP25= 47,9% e LIP15 = 41,7%; Figura 1 C e 1 D) indicando que 89,6% dos oócitos centrifugados obtiveram uma área clarificada para micromanipulação de pelo menos 75% do ooplasma. A técnica de centrifugação testada foi eficiente para clarificação do ooplasma deixando- os com aspecto similar aos oócitos de roedores e humanos sem perderem as suas competências embrionárias, mantendo- se nos princípios da bioética 3R’s, podendo ser usados como modelo de eleição para treinamentos de profissionais da ICSI humana, sendo portanto uma alternativa ao modelo tradicional usado com cobaias in vivo.
Palavras-chave: Bioética
Micromanipulação
Modelo in vitro
Produção de embriões in vitro
Reprodução assistida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3363
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA CRISTINA ANIZELLI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)259.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.