EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3362
Tipo: Artigo
Título: PANORAMA DA LOGÍSTICA REVERSA E DA DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA D AS EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS NO BRASIL
Autor(es): AUGUSTO, Tatiane da Silva
PINHA, Miguel Eduardo
PINHA JÚNIOR, Elessandro Eduardo
POLASTRI, Paula
BARCZSZ, Silvio Silvestre
Abstract: Com a destinação final incorreta das embalagens vazias de agrotóxicos, o poder público necessitou aperfeiçoar a legislação e fortalecer os serviços dos órgãos responsáveis pelo controle dos agrotóxicos e suas embalagens. Após a aprovação da Lei Federal nº 9.974/2000, a qual alterou a Lei nº 7.802/1989, incluindo diretrizes sobre a devolução das embalagens vazias dos agrotóxicos, ocorreu um avanço significativo na destinação final ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, com o desenvolvimento de tecnologias para reciclagem e tratamento, no caso a incineração. Em 2010, foi aprovada a Lei nº 12.305/2010, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual determinou como um de seus instrumentos a logística reversa de resíduos sólidos, incluindo as embalagens vazias de agrotóxicos. O objetivo principal deste trabalho é apresentar a logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos no Brasil. Dessa forma, foi realizada uma revisão da literatura e de legislações vinculadas à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos de agrotóxicos e da logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos. Os resultados permitiram verificar que essas embalagens, em sua maior parte,têm sido destinadas adequadamente, por meio da reciclagem ou incineração, se fazendo cumprir a logística reversa estabelecida na legislação. No período de 2002 a 2018, foram destinadas 502.084 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. Assim, conclui-se que a logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos apresenta-se como um bom exemplo da aplicação e funcionamento da logística reversa no Brasil, sendo um modelo para os demais países.
Palavras-chave: Incineração
Legislação
Produtos pós - consumo
Reciclagem
Resíduos sólidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3362
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANE DA SILVA AUGUSTO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)275.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.