EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3361
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS NO ESTADO DO PARANÁ E NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO - PR
Autor(es): AUGUSTO, Tatiane da Silva
PINHA, Miguel Eduardo
PINHA JÚNIOR, Elessandro Eduardo
POLASTRI, Paula
BARCZSZ, Silvio Silvestre
Abstract: Com a rápida expansão do uso de agrotóxicos no Brasil e com o aumento do número de suas embalagens no campo, o poder público necessitou aperfeiçoar a legislação e fortalecer os serviços dos órgãos responsáveis pelo controle dos agrotóxicos. Diante disso, em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual apresenta princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos. Nesse contexto, este estudo objetivou analisar a situação da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos no estado do Paraná e no município de Campo Mourão, Paraná. Para tanto, realizou-se uma visita in loco na unidade de recebimento do município, gerida pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária, bem como uma pesquisa bibliográfica acerca das embalagens vazias de agrotóxicos, fazendo- se uma revisão da literatura e de legislações vinculadas à logística reversa dessas embalagens. Os resultados permitiram verificar que essas embalagens, em sua maior parte, têm sido destinadas adequadamente, se fazendo cumprir a logística reversa estabelecida pela PNRS. Esse resultado é decorrente tanto da legislação ambiental, que está delegando responsabilidades aos envolvidos no ciclo de vida do produto e os impactos que podem causar ao meio ambiente, quanto do aumento da consciência ecológica do consumidor, que passa a exigir maior responsabilidade socioambiental por parte dos fabricantes.
Palavras-chave: Destinação final ambientalmente adequada
Incineração
Reciclagem
Resíduos sólidos
Unidade de recebimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3361
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANE DA SILVA AUGUSTO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)562.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.