EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3360
Tipo: Artigo de Evento
Título: LEVANTAMENTO DO MANEJO E DOENÇAS INCIDENTES NA CULTURA DA RÚCULA NO MUNICÍPIO DE MARIALVA – PR
Autor(es): PARIZ, Sabrina
MELO, Leonardo Ferreira
PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: A rúcula é uma hortaliça folhosa que tem apresentado um aumento crescente de produção nos últimos anos, principalmente no sistema hidropônico, onde as plantas são cultivadas sem estufa, sem necessidade do uso do solo.Modalidade esta que proporciona aumento da produção e da qualidade dos produtos, visto que os nutrientes são balanceados e controlados. Porém, poucos trabalhos dedicaram- se ao levantamento de doenças que ocorrem neste sistema e no manejo realizado. Assim, objetivou- se realizar o levantamento de doenças e o manejo da cultura realizado por produtores de rúcula do município de Marialva- PR. Para isto, realizou- se uma coleta de dado sem propriedades rurais sobre as características das propriedades, quantidade produzida de rúcula, a ocorrência de doenças e o manejo empregado para na cultura, por meio de um questionário respondido pelos produtores. As propriedades estudadas foram classificadas como minifúndios e pequenas propriedades produtoras de rúcula em sistema hidropônico. O número de ciclos produtivos da cultura em cada propriedade variou entre 12 a 18 ciclos/ano, de acordo com o manejo realizado. Durante o período do estudo não ocorreu à incidência de nenhuma doença, sendo relatado pelos produtores que o principal problema fitossanitário que ocorreu em alguns ciclos anteriores foi o tombamento ocasionado pelo gênero Pythium. A não ocorrência de doenças pode estar relacionada com o manejo realizado nas propriedades onde utilizam- se mudas sadias, água tratada, limpeza da estufa, canos e caixa de água com frequência.
Palavras-chave: Sistema hidropônico
Sustentabilidade
Manejo cultural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3360
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA PARIZ.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)240.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.