EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3359
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE DE Exserohilum turcicum A FUNGICIDAS SISTÊMICOS
Autor(es): LUSTRI, Bárbara Maria
VASQUES, Natalia Caetano
SILVA, Marcelo Teixeira
SILVA, Cleiltan Novais da
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: O uso intensivo e sem critérios técnicos de fungicidas sistêmicos no combate de doenças na cultura do milho pode selecionar populações resistentes de patógenos, tornando o controle mais difícil e aumentando as perdas na cultura. Entre esses patógenos, pode estar o fungo Exserohilum turcicum, agente causal da helmintosporiose, doença que causa redução no índice de área foliar verde, interceptando a radiação, tornando os fotoassimilados insuficientes para o preenchimento dos grãos. Assim, objetivou- se avaliar a sensibilidade do agente causal da helmintosporiose ao fungicida sistêmico tebuconazol. Foram obtidos seis isolados do patógeno (A1, A2, A3, A4, A5 E A6) a partir de plantas de milho sintomáticas na região de Maringá e em seguida,foram realizados bioensaios para avaliar a sensibilidade do crescimento micelial de Exserohilum turcicum ao fungicida selecionado, nas concentrações de 1, 10, 50 e 100 ppm. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado com 4 repetições. Para quantificação do crescimento micelial, foram feitas medições perpendiculares das colônias fúngicas em cada tratamento. Os dados foram submetidos a uma análise de regressão, obtendo- se o ED50 (concentração do ingrediente ativo capaz de inibir 50% do crescimento micelial do isolado). Verificou - se que o fungicida testado apresentou alta fungitoxidade aos isolados A1 e A3, sendo estes os is olados mais sensíveis ao mesmo. Os demais isolados apresentaram- se medianamente sensíveis ao tebuconazol, sendo o fungicida considerado com média fungitoxidade a estes (A2, A4, A5 e A6). Assim, pode- se concluir que os isolados avaliados apresentaram variabilidade quanto a sensibilidade ao fungicida tebuconazol, porém todos foram sensíveis a este.
Palavras-chave: Helmintosporiose
Controle químico
Resistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3359
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BÁRBARA MARIA LUSTRI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)221.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.