EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3357
Tipo: Artigo de Evento
Título: DETERMINAÇÃO MULTIRESÍDUOS DE DROGAS VETERINÁRIAS POR CROMATOGRAFIA GASOSA ACOPLADA A ESPECTROMETRIA DE MASSAS (CG/EM) EM AMOSTRAS LEITE DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): KOHARA, Nathalia Akemi Neves
CAMPOS, Caio Franco de Araújo Almeida
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
GONÇALVES, José Eduardo
Abstract: O leite é um alimento rico em proteína, gordura, carboidratos, sais minerais e vitaminas. Os principais fatores que contribuem para a perda da qualidade do leite são: presença de doenças no rebanho, falta de higiene durante a ordenha, limpeza e sanitização inadequadas dos equipamentos e utensílios de ordenha, má qualidade da água, acondicionamento e transporte em condições inapropriadas do ponto de vista de higiene e temperatura. No entanto, se o leite não é produzido com boas práticas de produção leiteira, pode ser uma fonte de contaminantes, como drogas veterinárias. Devido à segurança alimentar humana, organizações em todo o mundo, tem estabelecidos limites máximos de resíduos (LMR) de diferentes medicamentos veterinários no leite. No Brasil, os medicamentos veterinários têm sido monitorados pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), que define LMR’s com base em regulamentos internacionais para alimentos de origem animal. Assim, objetivo deste trabalho é detectar multiresíduos dessas drogas veterinárias no leite produzido na região noroeste do Paraná utilizando àcromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/EM). Espera- se que os dados que serão produzidos neste trabalho possa contribuir para a maior segurança no consumo de leite pela população através de um controle de qualidade mais efetivo.
Palavras-chave: Analise química
Resíduos veterinários
Controle de Qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3357
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIA AKEMI NEVES KOHARA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)445.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.