EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3356
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITOS DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOB O NÍVEL DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO OU OBESIDADE
Autor(es): MARQUES, Déborah Cristina de Souza
COELHO, Andressa Alves
SOUZA, Marilene Ghiraldi de
PAULINO, João Henrique Serrilho de Abreu
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Abstract: A mudança nos padrões alimentares e estilo de vida da população nos dias de hoje,tem culminado no aumento significativo do peso, sendo que um dos principais motivos se relaciona com a transição alimentar, sendo que a população tem deixado de consumir alimentos naturais,para consumir alimentos processados. Entretanto,os alimentos processados apresentam muito sódio, gordura e açúcares. Desse modo, reconhecendo a importância de fomentar programas multidisciplinares para o tratamento da obesidade (PMTO), com o intuito de proporcionar a formação de novos hábitos alimentares, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da orientação nutricional no nível de processamento de alimentos em crianças e adolescentes com excesso de peso ou obesidade. Foram avaliados 28 participantes,de ambos os sexos, com faixa-etária entre 7-18 anos. As avaliações incluíram o preenchimento do registro alimentar de três dias não consecutivos, aplicados antes e após o período de intervenção. Posteriormente, os alimentos foram classificados de acordo com o nível de processamento (in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados), sendo verificada a quantidade em gramas, calorias e % do valor energético total (VET). Os principais resultados indicaram elevado consumo de alimentos minimamente processados e ultraprocessados e baixo consumo de alimentos in natura para as gramas, calorias e % do VET (p< 0,05). Entretanto, não foram identificadas diferenças significativas entre o pré e pós- intervenção para as variáveis analisadas (p> 0,05). Com base nos resultados, identifica- se que 12 semanas de intervenções nutricionais são insuficientes para a ocasionar mudanças no comportamento alimentar das crianças e adolescentes investigados.
Palavras-chave: Consumo alimentar
Nutrição
Obesidade
Transição alimentar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3356
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORAH CRISTINA DE SOUZA MARQUES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)468.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.