EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3354
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
Autor(es): ARAUJO, Lennon Alonso de
JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
BELTRAN, Laiza Bergamasco
GUERRA, Ana Carolina Sestito
GOMES, Raquel Guttierres
BERGAMASCO, Rosangela
Abstract: A indústria têxtil é um dos segmentos industriais que mais consome água, gerando grandes quantidades de efluentes. Nos últimos anos, milhares de novos corantes foram sintetizados e descartados no ambiente, apresentando um alto potencial de contaminação. Os corantes causam alterações na coloração da água e inibem a penetração da luz, impossibilitando a realização da fotossíntese. Em humanos, o contato com águas residuais contendo corantes pode causar sérios problemas de saúde, como dermatite alérgica, mutação, câncer, entre outros malefícios.Por isso, é de extrema importância que a água contaminada seja devidamente tratada antes de ser despejada no meio ambiente. Assim, o presente trabalho estudou a utilização de um biossorvente derivado de epicarpo de Aiphanes aculeata, pertencente à família Arecaceae, atuando na biossorção de corante de Laranja Safranina, já que esta é uma opção de tratamento que apresenta vantagens, como alta eficiência e custo reduzido. Com o estudo cinético, pode-se avaliar o comportamento do biossorvente em relação ao tempo de contato e a capacidade de adsorção. Os valores de porcentagem de remoção encontrados foram de 92,78% e 93,80% nos tempos de 1.440 e 2.880 minutos, respectivamente. Além disto, obteve-se uma ótima capacidade de adsorção, sendo o biossorvente capaz de adsorver 51,88 mg de Laranja Safranina para cada grama de biossorvente.Com base nos resultados encontrados, constatou-se que o fruto da Aiphanes aculeata tem potencial para ser utilizado como biosssorvente em sistemas de tratamento de efluentes contendo o corantes.
Palavras-chave: Biossorvente
Contaminantes
Laranja safranina
Efluente
Tratamento de água
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3354
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LENNON ALONSO DE ARAUJO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)929.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.