EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3351
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA ADSORÇÃO DE IBUPROFENO EM MEIO AQUOSO UTILIZANDO ÓXIDO DE GRAFENO COMO ADSORVENTE
Autor(es): GUERRA, Ana Carolina Sestito
ANDRADE, Murilo Barbosa de
SANTOS, Tássia Rhuna Tonial dos
BERGAMASCO, Rosângela
Abstract: O ibuprofeno trata- se de um micropoluente emergente orgânico que vem causando preocupações por apresentar-se em quantidades elevadas em ambientes aquáticos naturais, tornando importante seu estudo de remoção. O presente estudo objetivou estudar a adsorção de ibuprofeno (IBF) em óxido de grafeno (GO) sendo obtido pelo método de Hummers modificado, caracterizado morfologicamente e utilizado em ensaios de adsorção em batelada. Os parâmetros avaliados foram, pH, dosagem de adsorvente e tempo de equilíbrio. A cinética de adsorção foi investigada e ajustadas aos modelos de pseudoprimeira ordem e pseudossegunda ordem, sendo o modelo de pseudossegunda ordem que melhor representou a adsorção de IBF em GO em temperatura ambiente (25°C). Os resultados dos ensaios de adsorção demostraram que 4 horas foi tempo suficiente para que ocorresse o equilíbrio da adsorção do IBF, atingindo uma remoção de 81,35% na temperatura de 25 ºC possibilitando uma capacidade máxima de adsorção de 8,35 mg g-1.
Palavras-chave: Capacidade de remoção
Fármaco
Material a base de carbono
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3351
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA SESTITO GUERRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)402.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.