EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3341
Tipo: Artigo de Evento
Título: MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
Autor(es): JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
FACHINA, Yasmin Jaqueline
DEMITI, Gabriela Maria Matos
PAIXÃO, Rebecca Manesco
BERGAMASCO, Rosângela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
Abstract: Membranas vêm sendo utilizadas para o tratamento de água e efluentes, já que os métodos convencionais não são capazes de eliminar todos os microcontaminantes presentes. A incrustação é um dos principais problemas encontrados nessa tecnologia, logo a modificação da superfície das membranas é empregada a fim de melhorar suas propriedades. Dessa forma, o presente trabalho visa modificar membranas de microfiltração de poliétersulfona através da técnica de automontagem camada por camada pelo método de filtração pressurizada. Primeiramente a membrana foi submetida ao processo de sulfonação e, subsequentemente, foram filtradas as soluções de polivinilálcool e óxido de grafeno, que se ligaram via interações eletrostáticas à membrana. Foi empregada a solução de corante amarelo crepúsculo para avaliar o desempenho de filtração através da membrana, cujos resultados apontaram remoção de aproximadamente 75% deste contaminante, bem como uma taxa de incrustação moderada, e satisfatória taxa de recuperação de fluxo de permeado. Portanto, a modificação proposta é promissora para este estudo.
Palavras-chave: Membrana
Óxido de grafeno
Incrustação
Corantes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3341
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDA FREITAS DIOGO JANUÁRIO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)713.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.