EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3340
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE EXERGÉTICA EM PROCESSOS DE C RISTALIZAÇÃO, UMA BREVE REVISÃO
Autor(es): PELOSO JUNIOR, Marcos Antonio de Souza
GONZALES, Paulo Eduardo de Morais
ANDRADE, Cid Marcos Gonçalves
Abstract: Com a crescente busca por economia de recursos cada vez mais escassos na atualidade, o desenvolvimento de trabalhos para otimização de processos industriais vem ganhando grande enfoque no meio científico e empresarial. Por se tratar de uma atividade de grande abrangência no cenário global, a produção de açúcar pelo processo de cristalização de sacarose se enquadra neste contexto, uma vez que seu modelo de trabalho vem historicamente de um setor projetado sem levar em consideração o ponto de vista energético.Diversos estudos realizados atualmente vêm mostrando o balanço exergético como uma importante ferramenta para a otimização dos processos, complementando o balanço de energia convencional. Deste modo, o presente trabalhou buscou realizar um levantamento em literatura, por meio da consulta dos principais portais de periódicos acadêmicos, a fim de compilar os resultados sobre o tema abordado. Contudo, o número de artigos voltados para a aplicação de tal técnica no processo de fabricação de açúcar por meio do processamento da cana-de-açúcar mostrou-se bastante limitado, sendo encontrado apenas um trabalho que atendesse na íntegra o tema desejado. Neste contexto então,ficou clara a importância do desenvolvimento de um modelo matemático para estudo da aplicação da técnica de análise exergética em processos de obtenção de açúcar por meio da cristalização de sacarose, sanando assim a lacuna científica evidenciada sobre o assunto.
Palavras-chave: Análise exergética
Cristalização
Revisão
Sacarose
Cana - de - açúcar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3340
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS ANTONIO DE SOUZA PELOSO JUNIOR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)329.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.