EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3339
Tipo: Artigo de Evento
Título: DISTRIBUIÇÃO TÉRMICA EM CABINES DE VEÍCULOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL
Autor(es): CORADINI, Murilo Franco
PELOSO JUNIOR, Marcos Antônio de Souza
PEREIRA, Cleberson de Souza
SILVA, Robson Leal da
SANTOS, Wagner Conceição dos
Abstract: Os índices de radiação solar no Brasil, são considerados de alto potencial energético e térmico, este é um dos fatores para a energia solar crescer tanto no Brasil e no mundo ao longo dos últimos anos. Mas o sol, como uma boa fonte de calor, também acaba por aquecer aquilo que em tese não necessitava de aquecimento, os carros. Não é baixo o número de veículos que permanece estacionado, submetido a irradiação solar. Este fato faz com que a temperatura no interior dos veículos se eleve, chegando por vezes na casa dos 60°C. Desta forma,este estudo se propôs a realizar uma análise da distribuição térmica no interior de um veículo, submetido a radiação solar e ao aquecimento do volume de ar interior. Dividido em duas vertentes: Simulação do modelo utilizando a ferramenta PDETool, do software MatLab®, e estudo experimental utilizando sensores de temperatura para coleta de dados. Na simulação,foi analisado o aquecimento em virtude da irradiação solar, verificando, portanto, como se comportaram as temperaturas no interior do veículo. No modelo real, foi utilizado sensores do tipo termistores NTC de 10 kΩ,e um microcontrolador para coleta e armazenamento dos dados. Os resultados de temperatura obtidos através dos dois modelos não foram convergentes, mas pode-se observar que o comportamento e as imagens de gradiente colocam o modelo computacional e o experimental na mesma direção. Desta forma conclui- se que a simulação respeita o comportamento térmico do objeto de estudo, necessitando de ajustes nas condições de contorno para obter- se resultados de temperaturas cada vez mais próximos dos resultados do modelo real.
Palavras-chave: Conforto térmico
Simulação computacional
Radiação
Veículo automotivo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3339
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS ANTONIO DE SOUZA PELOSO JUNIOR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)368.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.