EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3338
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA ESVAZIAMENTO EM QUEDA LIVRE
Autor(es): SIQUEIRA, Nathalia Wisniewski
CHAGAS, Victor Battalini de Deus da
CONCEIÇÃO, Wagner André dos Santos
Abstract: Com a necessidade de melhorar a relação ensino- profissão dentro da formação do engenheiro, tem- se a necessidade de uma aproximação maior entre a tecnologia e a sala de aula, visto que a própria profissão tem por objetivo resolver problemas e trazer soluções. Assim, nota- se a precisão da interdisciplinaridade nos diversos conteúdos teóricos. Para isso, o uso de microcontroladores, como o ATMEGA 328p, e softwares de resolução numérica, como o Matlab,proporcionam uma aproximação da prática com a teoria.Como ideia geral, o trabalho tem por objetivo utilizar o microcontrolador e o software como ferramentas em salas de aula.A partir disso, foi desenvolvido um protótipo de esvaziamento de reservatórios em que se analisou uma EDO juntamente com conservação de massa, obtendo dados de vazão e altura por tempo na prática utilizando o microncontrolador. Assim, foi criado um programa no MATLAB para ajustar os parâmetros da equação diferencial que descreve o processo de esvaziamento.
Palavras-chave: Arduino
Matlab
Esvaziamento
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3338
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIA WISNIEWSKI SIQUEIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)526.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.