EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3337
Tipo: Artigo de Evento
Título: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE ESFORÇOS HEMODINÂMICOS EM UM VASO SANGUÍNEO COM ATEROSCLEROSE
Autor(es): HERRERO, Matheus Vinicius de Oliveira
WUTZOW, Wilson Wesley
COSTA, Alexandre Marconi de Souza
Abstract: A análise do escoamento do sangue em qualquer vaso do corpo humano envolve inúmeros parâmetros como tensões de cisalhamento nas paredes dos vasos sanguíneos, campos de velocidade e distribuição de pressões. O estudo de alguns desses parâmetros pode ser útil para melhorar a compreensão do início e do desenvolvimento de doenças arteriais. O presente trabalho tem o objetivo de analisar numericamente o escoamento no interior de um vaso com sintomas de aterosclerose, i.e., onde o fluxo sanguíneo é cíclico e parcialmente obstruído devido à formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos em suas paredes. Foi usado um acoplamento fluido-estrutura de duas vias para transferir os resultados de pressão entre o sangue e as paredes arteriais. Para as paredes arteriais foi empregado o modelo Neo-Hookeano de hiperelasticidade. Os valores adotados para o módulo de cisalhamento e o parâmetro de incompressibilidade do material foram baseados em dados experimentais da literatura. Através da análise feita, pôde-se confirmar que a aterosclerose interfere no escoamento do sangue, de forma que aumento da tensão de cisalhamento nas regiões afetadas pela doença cria a possibilidade do agravamento do quadro do paciente. Os resultados de velocidade e tensão de cisalhamento encontrados estão dentro da faixa de valores considerados normais pela literatura.
Palavras-chave: Hemodinâmica
Elasticidade não - linear
Método computacional
Escoamento laminar
Regime transiente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3337
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS VINICIUS DE OLIVEIRA HERRERO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)1.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.