EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3334
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
Autor(es): SCHIMANCKO, Stiven de Oliveira
GASQUES, Elisabet Gabrieli Fernandes
ZITO, Aline Naiara
MENDES, Allana Ribeiro
Abstract: O concreto é um dos materiais estruturais mais utilizados nas construções. Torna- se fundamental estudar o comportamento do concreto diante às deformações excessivas e as fissuras que podem comprometer a durabilidade e a segurança das peças estruturais. Este trabalho teve como objetivo apresentar os modelos reológicos no comportamento uniaxial do concreto submetido a solicitações de tração e compressão adotadas pela NBR 6.118.Para isso, foram adotados modelos para o concreto elásticos e plásticos. Para o trecho não linear e não elástico do concreto submetido à compressão, foi comparado o modelo normativo com o modelo proposto por Hognestad. Essa comparação não levou em consideração as deformações causadas por carregamentos atuando por longos períodos de tempo. Portanto, as deformações verificadas foram de caráter imediato. A partir dos modelos elástico e do comportamento do concreto comprimido e tracionado, como também das considerações normativas e simplificações para a curva tensão deformação, foram situados os modelos reológicos. O modelo linear representa o trecho elástico, enquanto que o modelo elastoplástico com encruamento detalha a curva para a situação de tração. Dessa forma, se empregou dois tipos de modelos que são formados pelo arranjo dos modelos básico e que representam a reologia em um estado uniaxial de solicitações no concreto. A comparação entre os modelos da NBR 6.118 e do modelo de Hognestad demonstraram um comportamento conservador por parte da norma brasileira.
Palavras-chave: Modelos constitutivos
Concreto
Hognestad
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3334
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STIVEN DE OLIVEIRA SCHIMANCKO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)420.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.