EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3333
Tipo: Artigo de Evento
Título: FORMULAÇÃO POSICIONAL E CORROTACIONAL DE ELEMENTOS FINITOS APLICADA EM ESTRUTURAS PLANAS COM BARRAS BIARTICULADAS
Autor(es): SOUZA, Luiz Antonio Farani de
Abstract: Diante da competitividade e dos custos de projetos estruturais, a eficiência das estruturas tornou- se cada vez mais importante, levando a uma busca por soluções de projeto que apresentem melhor desempenho, economia e custo. A tendência de utilizar estruturas mais esbeltas e com maior resistência, faz com que a análise de estabilidade seja objeto de fundamental importância. Nesse contexto, métodos que considerem de maneira apropriada os efeitos da não linearidade geométrica, e que permitam o traçado completo da trajetória de equilíbrio com pontos limites, devem ser empregados na análise. Este artigo apresenta as formulações posicional e corrotacional de Elementos Finitos para análise estática de sistemas estruturais com barras biarticuladas considerando a não linear idade geométrica. A solução do sistema de equações não lineares que descreve o problema estrutural é obtida com o método de Newton-Raphson associado à técnica de continuação Comprimento de Arco Linear. Exemplos numéricos encontrados na literatura foram analisados com o intuito de comprovar a eficiência dos algoritmos implementados. Os testes computacionais foram efetuados com o software Matlab.
Palavras-chave: Comprimento de Arco
Não linearidade geométrica
Newton - Raphson
Trajetória de equilíbrio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3333
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ ANTONIO FARANI DE SOUZA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)443.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.