EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3327
Tipo: Artigo
Título: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
Autor(es): BERTO, Lilian Keylla
BORDIN, Alisson Silva
GIROTTO, Ana Cláudia Mansano
MONTESCHIO, Ana Gabriela Bernegozze
MILANI, Rute Grossi
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
Abstract: O desenvolvimento urbano traz qualidade de vida para as pessoas, porém seu crescimento desordenado e insustentável geram problemas urbanos, degradações ambientais, sociais e econômicas. Uma das formas de mitigar esses problemas pode ser por meio das políticas públicas que exijam medidas inovadoras dentro do planejamento urbano. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliométrica por meio de três bases de dados com cinco descritores, apontando avanços dentro de um contexto mundial e nacional que já possui conceitos acerca de cidades inteligentes, pelo viés produtivo, sustentável e tecnológico.Para a realização da análise quantitativa foram utilizados os periódicos Scopus, Web of Science e ScienceDirect,no mês de julho de 2019. Foram levantados os volumes de publicações, referente ao período de 2014 até 2018. Foi possível identificar que cidade inteligente é um conceito atual que vem trazendo tecnologia e inovação associadas à sustentabilidade. E por meio das análises quantitativas de publicações acerca das cidades inteligentes, foi observado que a maior parte das publicações é referente aos últimos cinco anos e pertencem aos periódicos Scopus. No contexto mundial há cidades inteligentes que se destacam em virtude da estabilidade política alcançada. Em nível nacional destacam- se as cidades de Croatá/CE que já é considerada uma cidade inteligente. Ainda as cidades brasileiras possuem avanços na gestão pública por meio de investimentos em espaços urbanos, que encaminham para se torná- las uma cidade inteligente.
Palavras-chave: Cidades digitais
Indústria 4.0
Sustentabilidade ambiental urbana
Tecnologia da informação em cidades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3327
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LILIAN KEYLLA BERTO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)293.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.