01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/332
Tipo: Artigo
Título: Qualidade fisiológica de sementes de soja salvas e certificadas em resposta ao tratamento químico com o uso de promotores do crescimento
Autor(es): MASCARENHAS, Juliana Graziele de Almeida
Primeiro Orientador: BIDO. Graciene de Souza
Abstract: A manutenção do vigor das sementes garante estande adequado da cultura, menor quantidade de falhas, redução do replantio e consequentemente obtenção de alto desempenho agronômico. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as condições de armazenamento de sementes certificadas e salvas e sua influência no vigor e a eficiência agronômica de produtos aplicados via sementes de soja (Glycine max L. Merril). O trabalho foi realizado a campo no Município de Paiçandu/PR com a cultivar Monsoy 6210 IPRO. O delineamento foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 4, com quatro repetições. Os tratamentos constituíram de duas origens de soja (certificada - condições ideais de armazenamento - e salva – sementes armazenadas na fazenda), e quatro tratamentos de sementes utilizando variações de combinação entre inseticida, fungicida, fertilizante foliar e bioestimulante. As análises foram realizadas imediatamente após o tratamento para acompanhamento da qualidade fisiológica das sementes, por meio dos testes de germinação, envelhecimento acelerado 42°C por 48 horas, teste de condutividade elétrica e teste de emergência em areia. As sementes certificadas foram superiores às salvas em todas as variáveis. O tratamento contendo inseticida, fungicida e ACA Plus apresentou os melhores resultados.
Palavras-chave: Bioestimulante
Qualidade fisiológica
Semente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/332
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA GRAZIELE DE ALMEIDA MASCARENHAS.pdfpdf336.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.