EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3318
Tipo: Artigo de Evento
Título: A ARQUITETURA COMO NORTEADORA E REFÚGIO NA VIDA DE MÃES DESAMPARADAS: UM ESTUDO DE CASO NO LAR PRESERVAÇÃO DA VIDA, CASA - LAR DE ACOLHIMENTO PARA GESTANTES
Autor(es): AZEVEDO, Leonardo da Silva
SILVA, Paloma Luana de Azevedo Ramos da
JUNG, Norma Eliane
Abstract: A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Casa-lar enquanto arquitetura, em relação ao acolhimento de gestantes em situação de vulnerabilidade. O estudo é descritivo e tem como metodologia o estudo de caso, realizado na instituição Lar Preservação da Vida, na cidade de Maringá,estado do Paraná. Para a coleta dos dados, realizou- se pesquisas bibliográficas inerentes ao tema,visitas orientadas ao local, entrevistas e levantamento dos registros das mulheres atendidas nos seis anos iniciais de consolidação: 1991 até 1996 e nos últimos seis anos 2011 até 2016 . Os dados foram coletados e analisados entre os meses de maio a outubro do ano de 2017, organizados e estruturados em planilha e dispostos descritivamente com enfoque no contexto de funcionamento da Casa- Lar, sua estrutura física e ações de acolhimento no que rege a assistência de mulheres no período gestacional e puerperal. No período de 2011 a 2016 o Lar Preservação da Vida atendeu cerca de 366 mulheres, no qual 200 são de origem da cidade de Maringá e região e 280 eram mulheres adultas. A instituição possui capacidade de acolher 20 mulheres e seus filhos de até 12 anos, onde estas recebem moradia, assistência social, apoio psicológico e encaminhamento médico.Com os resultados obtidos, compreende- se a importância de uma edificação que contribua no acolhimento social, onde a Arquitetura como estrutura física colabore na qualidade de vida dos usuários que usufruem deste equipamento.
Palavras-chave: Apoio social
Casa - lar
Desamparo
Gestação
Vulnerabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3318
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO DA SILVA AZEVEDO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)455.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.