EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3310
Tipo: Artigo
Título: INOVAÇÃO INCREMENTAL PARA AMPLIAÇÃO DA COGERAÇÃO EM UMA EMPRESA SUCROENERGÉTICA
Autor(es): GUIMIEIRO, Daniela da Silva
SARTORI, Rejane
Abstract: A matriz energética tem chamado a atenção dos estudiosos, uma vez que influencia a competitividade econômica das nações e a qualidade de vida de seus cidadãos. Neste cenário as fontes renováveis ganham destaque devido as demandas de uma produção com energias mais limpas . Na atualidade, as empresas realizam investimentos quando percebem valor e potencial de retorno e desse modo, a inovação é motivada. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é demonstrar que a ampliação do processo de cogeração em uma Usina, proveniente do bagaço da cana de açúcar, proporciona maior rentabilidade se pautada na inovação incremental. Para tanto, este estudo configura- se como descritivo, qualitativo e bibliográfico. Os resultados revelam que há possibilidade de elevar o potencial de exportação de energia da Usina, contudo, é preciso uma reestruturação de processos e adequações em equipamentos tanto na área industrial quanto agrícola, o que pode ocorrer por meio de investimentos em inovação incremental . As organizações que almejam se manter no mercado devem estimular a inovação constante em sua operacionalidade e quando estas se associam com impactos de cunho sustentável, ganham força na percepção de valor em seus produtos/serviços.
Palavras-chave: Cogeração
Bagaço da cana - de - açúcar
Inovação incremental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3310
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA DA SILVA GUMIEIRO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)232.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.