EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3304
Tipo: Artigo
Título: COORDENAÇÃO EM SISTEMAS AGROALIMENTARES: UM LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DOS ÚLTIMOS SETE ANOS
Autor(es): GUIMARÃES, Amanda Ferreira
MIRALES, Elisa
SANTOS, Rejane Heloise dos
Abstract: Dada a coexistência de sistemas agroalimentares diferenciados e convencionais e a necessidade de estudos sobre o tema, principalmente no que se refere àqueles relacionados à carne bovina e à pecuária de corte, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento da produção de conhecimento acerca do tema “Coordenação de Sistemas Agroalimentares” nos últimos sete anos. O método para o alcance dos resultados foi o levantamento bibliométrico seguido de uma análise descritiva e analítica. Os principais achados apontam para a predominância de estudos com foco em Sistemas Convencionais, porém, apresenta oportunidades para o desenvolvimento de estudos em Sistemas Diferenciados. A carne bovina e a pecuária estão entre os objetos mais pesquisados, sendo que a principal abordagem é a pesquisa do tipo qualitativa por meio do método de estudo de caso. Estudos internacionais desenvolvem mais pesquisas quantitativas sobre o tema do que o Brasil, mostrando que países estrangeiros tem maior interesse nessa abordagem. As principais teorias utilizadas são a Teoria dos Custos de Transação, a Teoria dos Custos de Mensuração e a Teoria de Redes, bem como seus respectivos autores aparecem como os mais citados. Os principais objetivos estão associados à compreensão dos diversos mecanismos de coordenação, e os resultados dos artigos variam desde a consideração da confiança até a adoção de formas híbridas/plurais para o alcance da mesma. Pesquisas futuras são importantes no que se refere à ampliação das bases de pesquisas internacionais a fim de aprimorar as análises comparativas entre as investigações nacionais e internacionais.
Palavras-chave: Levantamento bibliométrico
Sistemas diferenciados
Sistemas convencionais
Coordenação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3304
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA FERREIRA GUIMARÃES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)237.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.