EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3292
Tipo: Artigo de Evento
Título: TÉCNICAS DESENVOLVIDAS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTE RURAL: AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DIFUNDIDOS
Autor(es): ATHAYDES, Tiago Vinícius Silva
VILLWOCK, Fernando Henrique
CRISPIM, Jefferson de Queiroz
Abstract: A preocupação com ações que envolve o saneamento básico no meio rural é um desafio a ser enfrentado em nossa sociedade, especialmente por parte dos agentes políticos municipais. A construção de planos e estratégicas para a construção de práticas para o saneamento básico tanto no meio urbano, quanto no meio rural é dever do poder público municipais através da construção de planos municipais de saneamento básico imposto pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB, 2013). Diante da importância em construir ações e estratégicas para o saneamento básico, especialmente para o descarte e tratamento do esgoto doméstico no meio rural é que buscamos construir esse trabalho. Diante disso, o objetivo central foi de descrever e demonstrar a construção e funcionamento que vem sendo desenvolvendo por agentes ligado as questões rurais como a Embrapa e por projetos de Universidades. Assim, demonstramos e exemplificamos três sistemas de tratamento de esgoto doméstico difundidos no meio rural buscando assim contribuir para a disseminação de práticas ecológicas e corretas para o despejo e tratamento do esgoto, uma vez que, nas propriedades do meio rural ainda são presentes as fossas negras, fossas essas que acabam por gerar impactos ambientais tanto para as questões do meio ambiente, contaminando solos e águas, como grande potência de doenças para a saúde humana.
Palavras-chave: Sistemas de tratamento de esgoto ecológicos
Saneamento básico rural
Preservação ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3292
Data do documento: 4-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TIAGO VINICIUS SILVA ATHAYDES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)591.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.