EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3291
Tipo: Artigo
Título: PALEOSSOLO OU COLÚVIO? GÊNESE DE HORIZONTE A ACRESCIONAL EM AMBIENTE DE ENCOSTA - SUPERFÍCIE GEOMORFOLÓGICA DE PINHÃO/GUARAPUAVA
Autor(es): BIFFI, Vitor Hugo Rosa
GAZOLA, Karina de Cássia
PAISANI, Julio Cesar
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo verificar a gênese de horizonte A acrescional em ambiente de encosta na superfície geomorfológica de Pinhão/Guarapuava, localizada na borda leste do Planalto das Araucárias, centro sul do estado do Paraná. Para tanto, foram descritas as propriedades micromorfológicas de dois horizontes estratigráficos contidos em duas paleocabeceira de drenagem na referida superfície. Foram coletadas três amostras indeformadas, sendo duas da seção RI-1 e uma da seção GP-1, e submetidas a impregnação e laminação. As laminas delgadas foram descritas em microscópio petrográfico de luz polarizada, conforme nomenclatura de Stoops. Os resultados indicam que os materiais de ambas as seções apresentam distribuição relativa dos constituintes integrada, resultante da conjugação das distribuições enáulica e porfírica. A microestrutura variou de granular, microagregados a maciça, enquanto a porosidade é dos tipos canais, cavitários, planares, vesiculares e empilhamento complexo. A fração grossa é constituída por quartzo, ilmenita/magnetita e nódulos. Já a micromassa exibe cores bruno a preto, com birrefringência da fábrica do tipo manchada a pontilhada. Demais pedofeições, como hiporevestimentos e quasirevestimentos são comuns, associados a poros ou grãos. Agregados intrusivos (pedorrelíquias) sugerem que tratam-se de materiais de origem alóctone (colúvios), embora a porosidade sugere expressiva atividade biológica, indicando elevada pedogênese (paleossolo). Assim, acredita- se que a pedogênese atuou concomitante aos processos sedimentares, que do ponto de vista genético caracterizam os horizontes como paleossolos acumulativos.
Palavras-chave: Micromorfologia
Pedoestratigrafia
Formações superficiais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3291
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITOR HUGO ROSA BIFFI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)1.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.