01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/329
Tipo: Artigo
Título: Análise dos efeitos alelopáticos de extrato de eucalipto (Corymbia citriodora) sobre a germinação de alface (Lactuca sativa l.) E de plantas daninhas infestantes em horticultura
Autor(es): PRESSINATTE, Fábio Alessandro
Primeiro Orientador: COSTA, Tiago Ribeiro da
Abstract: O aumento de casos de resistência de plantas devido ao uso intensivo de herbicidas demanda alternativas adicionais em seu manejo. O potencial alelopático de plantas seria uma opção aos produtos sintéticos no controle de plantas daninhas em horticultura orgânica. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação alelopática do extrato de eucalipto (Corymbia citriodora) sobre a germinação e crescimento inicial de plântulas de picão-preto (Bidens pilosa), amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla L.) e alface (Lactuca sativa). Os extratos foram obtidos através da trituração de folhas verdes, na proporção de 250g para 1L de água destilada. Os tratamentos foram constituídos pelo extrato bruto e diluído a 25, 50, 75 e 100%. Para a testemunha foi utilizado apenas água destilada. As sementes foram expostas aos extratos em condições controladas, em estufa do tipo B.O.D, com fotoperíodo e temperatura específicos para cada espécie. Ao final do sétimo dia foram avaliadas as variáveis: porcentagem de germinação (%G), índice de velocidade de germinação (IVG) e crescimento da radícula e hipocótilo. Foi observado que os extratos afetaram a %G de ambas as espécies, além de promover atraso no processo germinativo. Verificou-se também a inibição total da germinação nas concentrações superiores à 50%. O crescimento da raiz e parte aérea de ambas as espécies foram reduzidos em todas as concentrações. Os resultados encontrados no experimento mostraram uma provável ação alelopática inibitória do extrato de Corymbia citriodora sobre a germinação e crescimento de alface, picão-preto e amendoim-bravo.
Palavras-chave: Alelopatia
Bidens pilosa L
Euphorbia heterophylla L
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/329
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁBIO ALESSANDRO PRESSINATTE.pdfpdf4.37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.