EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3288
Tipo: Artigo de Evento
Título: RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM DE SI E MOTIVAÇÃO NO COMBATE A OBESIDADE
Autor(es): BOSIO, Jaqueline Pauluci
BENNEMANN, Rose Mari
MACUCH, Regiane da Silva
Abstract: Este estudo teve como objetivo incluir atividades de educação motivacional aos participantes do programa interdisciplinar para o tratamento da obesidade da UNICESUMAR, localizado em Maringá – PR. O foco nesta estratégia teve como intencionalidade o auxílio a obtenção da redução e manutenção do peso corporal.Para tal, utilizou- se de recursos técno- metodológicos do Psicodrama, para além de outras dinâmicas grupais.Intervenções em grupos têm demonstrado melhores resultados para a mudanças de hábitos e a construção da autonomia no auto cuidado sobre o peso corporal. Intervenções em grupo atingem um contingente maior de pacientes e há melhoras em relação ao funcionamento psíquico, reduzindo sintomas de compulsão alimentar, melhorando, a qualidade de vida dos participantes. Este estudo foi de abordagem qualitativa por meio de intervenção educativa de caráter motivacional. O grupo social foi constituído por adultos participantes do programa para tratamento da obesidade e contou com 10 homens e 15 mulheres na faixa etária de 30 à 60 anos. As atividades desenvolvidas despertaram sentimentos, pensamentos e sensações sobre diversos assuntos cotidianos ligados ao tema e criaram momentos de mais- valia à todos.Com as atividades percebeu-se um avanço em relação as mudanças comportamentais e a melhora das dificuldades psicológicas e sociais no enfrentamento da obesidade e das doenças relacionadas à ela, além dos vínculos positivos que criou- se entre os participantes do grupo.
Palavras-chave: Obesidade
Motivação
Educação
Mudança de comportamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3288
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE PAULUCI BOSIO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)334.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.