EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3284
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DE SUBSTÂNCIAS NATURAIS EXTRAÍDAS DA PALHADA DE Pennisetum glaucum (L.) R. Brown SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL E O METABOLISMO ENERGÉTICO DE PLANTAS DANINHAS
Autor(es): MANTOVANELLI, Gislaine Cristiane
RICARDO, Letycia Lopes
CONTESOTO, Isabela de Carvalho
STULP, Gabriel Felipe
MENEZES, Paulo Vinicius Moreira da Costa
IWAMOTO, Emy Luiza Ishii
Abstract: Plantas utilizadas como culturas de cobertura de solo podem reduzir a emergência de plantas daninhas por meio de substâncias químicas liberadas de suas palhadas. Neste trabalho foi testado o potencial herbicida da palhada de Pennisetum glaucum sobre plantas daninhas (Amaranthus hybridus, Bidens pilosa, Digitaria horizontalis,Euphorbia heterophylla, Ipomoea grandifolia e Urochloa decumbens). As substâncias foram particionadas em extrato bruto (EB) e frações: hexano (FH), diclorometano (FD), acetato de etila (FAE) e butanol (FB). Para identificar as substâncias mais ativas, os efeitos do extrato e das frações do P.glaucum(500 μgmL-1)foram avaliados sobre a germinação e o desenvolvimento inicial das plantas.A respiração de ápices radiculares foi avaliada por polarografia. A FD e a FAE de P. glaucum foram as frações mais ativas. Ambas inibiram a germinação de A. hybridus,mas não a das outras espécies. Por outro lado, o desenvolvimento inicial da maioria das plantas daninhas foi inibido. As espécies mais sensíveis foram a U.decumbens e a I.grandifolia seguidas por B. pilosa e E. heterophylla. A D. horizontalisfoi a mais resistente. Os resultados permitiram concluir que a palhada de P. glaucum possui substâncias com atividade tóxica sobre as plantas daninhas e que a sensibilidade das espécies estudadas foi variável, não havendo uma correlação direta com a classe das mesmas (mono- ou eudicotiledôneas). Uma interferência sobre o metabolismo energético é, possivelmente, um dos modos de ação da FAE de P.glaucum, como sugerido pela inibição causada na via citocromo- oxidase de ápices radiculares de I.grandifolia.
Palavras-chave: Diferente sensibilidade
Bioensaios de screening ;
Palhadas de cobertura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3284
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISLAINE CRISTIANE MANTOVANELLI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)291.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.