EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3283
Tipo: Artigo de Evento
Título: REAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHETO A MELOIDOGYNE JAVANICA
Autor(es): CHIDICHIMA, Lana Paola da Silva
SANTOS, Shalene da Silva
Abstract: O nematoide das galhas composto pelo gênero Meloidogyne está entre os principais nematoides causadores de injúrias em plantas cultivadas. Trata-se de um patógeno de solo de difícil controle, causando perdas em diversas culturas devido ao seu hábito de alimentação. Entre as medidas para controlar a população está a resistência que algumas plantas apresentam ao seu ataque, diminuindo a quantidade deste microrganismo no local onde estão inseridos. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo identificar a reação de três cultivares de milheto ao ataque do nematoide Meloidogyne javanica. Foram utilizados 3 cultivares de milheto (ADR 300, ADR500 e BRS1501) os quais foram plantados em vasos em casa de vegetação e, com 10 repetições para cada cultivar mais a soja como testemunha. Todos os vasos foram inoculados com uma solução de 5 mL contendo 2000 nematoides (ovos+juvenis). Após 60 dias as raízes foram retiradas e procedeu-se a extração e contagem dos nematoides em câmara de Peters. Todas as cultivares apresentaram fator de reprodução menor que 1 e a soja apresentou fator de reprodução de 3,46 onde conclui-se que o milheto, neste experimento, pode ser considerado resistente ao ataque de Meloidogyne javanica.
Palavras-chave: Suscetibilidade
Resistência
Meloidogyne
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3283
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LANA PAOLA DA SILVA CHIDICHIMA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)181.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.