EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3282
Tipo: Artigo
Título: BLOCOS SALGADOS DESIDRATADOS DE CMS DE TILÁPIA DO NILO COM ADIÇÕES DE CASCA DE OVOS E DIFERENTES ESPÉCIES DE PEIXES MARINHOS
Autor(es): CORADINI, Melina Franco
MAIA, Karina
PINAFFI, Diogo Lima
TESTI, Isabella
NUNES, Maria Leonor
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
Abstract: O processamento do pescado produz grande quantidade de co- produtos (também designados por resíduos) que podem ser utilizados de diversas formas, podendo ser comercializados agregando o valor ao pescado, a carne mecanicamente separada (CMS) é muito utilizada para a produção de novos produtos oriundos do pescado. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de blocos salgados desidratados de CMS de Tilápia do Nilo com inclusão de casca de ovo e diferentes espécies de peixes marinhos e sua avaliação quanto aos aspectos, químicos, microbiológicos e sensoriais. Foram elaborados blocos salgados desidratados com 4 sabores diferentes, onde trat 1: (controle) o sabor próprio do CMS; trat 2: sabor sardinha; trat 3: sabor salmão; trat 4: sabor merluza. Houve diferenças significativas (p≥0,05) para os teores de lipídios e cinzas, sendo que a proteína e a umidade não apresentaram diferenças entre as inclusões das diferentes espécies de peixes, com teores médios de 48,08 e 31,91%, respectivamente. O pH médio dos blocos salgados desidratados foi de 6,43, os níveis microbiológicos estavam dentro dos padrões aceitos pela legislação brasileira e em relação a análise sensorial não houve diferenças significativas entre os tratamentos para os aspectos avaliados, o produto obteve um índice de aceitação médio de 72,83%. Conclui- se que salga e a desidratação, além da adição da casca de ovos e das diferentes espécies de peixes na carne mecanicamente separada de tilápia do Nilo, melhorou a composição química do produto e todos os produtos preparados apresentam potencial para a inserção no mercado.
Palavras-chave: Aceitação sensorial
Minerais
Salmão
Sardinha
Tipo bacalhau
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3282
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELINA FRANCO CORADINI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)282.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.