EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3281
Tipo: Artigo
Título: COUROS DE TILÁPIA DO NILO CURTIDOS COM SAIS DE CROMO E TANINO VEGETAL, SUBMETIDOS A COLORAÇÃO COM DIVERSOS CORANTES NATURAIS
Autor(es): CORADINI, Melina Franco
ALTIMARI JUNIOR, Francisco Carlos
OLIVEIRA, Gislaine
CÔRREA, Stefane
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar a resistência de couros de tilápia do Nilo curtidos com diferentes agentes curtentes e submetidos ao tingimento com corantes naturais. Seguiu- se um esquema fatorial 2x4, onde avaliou- se dois tipos de curtentes (1=Cromo e 2=tanino vegetal) e quatro tipos de colorações com uso de corantes naturais (1=sem corante, 2= com açafrão, 3= colorau e 4=amora desidratada). Não interação dos agentes curtentes e dos corantes naturais, assim como efeito apenas dos corantes nos couros para os parâmetros avaliados de rasgamento progressivo, tração e alongamento. Todavia, no teste de tração e alongamento quando o fator agente curtente foi analisado em separado, observou- se que houve diferenças significativas para os parâmetros força, deformação, alongamento e tração, pois os couros curtidos com sais de cromo apresentaram uma maior resistência, cujos valores foram de 137,42 N, 55,07mm, 91,78% e 12,41 N/mm², respectivamente, para esses parâmetros. Conclui- se que a utilização dos corantes naturais não interferiu na qualidade dos couros, porém o agente curtente definiu a qualidade de resistência dos couros, sendo que o tanino vegetal proporcionou menor resistência aos couros, mas todos os couros independentes do agente curtente aplicado estavam aptos para ser utilizados na indústria do vestuário.
Palavras-chave: Oreochomis niloticus
Resistência
Tração e alongamento
Testes físico - mecânicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3281
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELINA FRANCO CORADINI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)238.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.