01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/328
Tipo: Artigo
Título: Comparativo entre a aplicação de nitrogênio e de composto orgânico em diferentes fases vegetativas na cultura do milho
Autor(es): HILARIO, Ériques Fernando de Souza
ZANIN, Marcelo Augusto
PERES, Thiago José
Primeiro Orientador: COSTA, Tiago Ribeiro da
Abstract: Atualmente, o milho (Zea mays L.) representa um dos principais cereais cultivado no mundo, sendo de alto valor nutritivo para a alimentação humana, animal, e também serve como matéria-prima para a indústria alimentícia. Enquanto o nitrogênio é um macronutriente fundamental para o metabolismo vegetal, participando diretamente na biossíntese de proteínas e clorofila. A aplicação de composto orgânico, ao longo do desenvolvimento da cultura, promove melhorias na fertilidade do solo, garantindo elevadas produtividades. Portanto, esse trabalho teve por objetivo verificar as respostas produtivas da cultura do milho, por meio da aplicação de insumos à base de nitrogênio em diferentes formas (adubação química convencional e adubação orgânica), em diferentes fases fenológicas (V2, V4, V6), obtendo como resposta a combinação da melhor adubação e do melhor estádio fenológico para a prática. O experimento foi realizado na fazenda Biotec, conduzido em 32 parcelas de 3,15x5m (15.75m²), constituída de 7 linhas no espaçamento entre linhas de 0,45m x 0,33m (3 sem/m), com 4 repetições para cada tratamento, e as medias comparadas pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Assim, a adubação nitrogenada em cobertura, quando submetida na fórmula química convencional, apresentou resultados superiores em comparação à adubação em cobertura na forma orgânica. A testemunha, em contrapartida, apresentou resultados inferiores aos citados anteriormente, comprovando que a adubação nitrogenada, independentemente da época de aplicação, apresenta resposta produtiva satisfatória para aumento da produtividade na cultura do milho.
Palavras-chave: Zea mays L
Adubação química na cultura do milho
Adubação orgânica na cultura do milho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/328
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRIQUES FERNANDO DE SOUZA HILARIO.pdfpdf671.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.