EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3279
Tipo: Artigo
Título: RENDIMENTO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE CARCAÇA SEM CABEÇA, FILÉ E SUBPRODUTOS DA FILETAGEM DE TILÁPIA DO NILO ( O reochromis niloticus)
Autor(es): CORADINI, Melina Franco
OLIVEIRA, Gislaine Gonçalves
ALTIMARI JUNIOR, Francisco Carlos
RANIERO, Laisa Sincero Rabelo de Oliveira
MIKCHA, Jane Martha Graton
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar o rendimento de carcaça sem cabeça, filés e subprodutos da filetagem de tilápia do Nilo, em diferentes categorias de peso corporal ao abate, dentro de uma unidade de beneficiamento, e avalia-las quanto as suas características nutricionais e microbiológicas. Os animais foram separados em três categorias de pesos corporais P1= até 600 g, P2= de 600 a 800 g e P3= maior que 800g, e foram analisados os rendimentos das carcaças sem cabeça, filés, e subprodutos da filetagem, além da caracterização de composição química das partes dos peixes e da microbiologia dos filés. Os rendimentos da carcaça sem cabeça e dos filés não apresentaram diferenças significativas entre as diferentes categorias de pesos corporais com rendimentos médios de 64,54 e 32,60%. Em relação a composição química houve diferenças nas partes dos peixes nos diferentes pesos ao abate, sendo que o filé inserido na categoria 2 (600-800 g) apresentou o maior teor de proteína bruta, 18,13%. Todos os filés estavam dentro dos padrões microbiológicos. Conclui-se que as diferentes categorias de pesos corporais das tilápias do Nilo não alteram os rendimentos, houve influência na composição química das categorias de pesos corporais nas partes dos peixes avaliadas, e vice e versa, e todos os filés estavam aptos para o consumo.
Palavras-chave: Frigorífico
Microbiologia
Valor nutricional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3279
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISLAINE GONÇALVES OLIVEIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)192.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.