EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3277
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE ÉSTERES METÍLICOS DO ÓLEO DE MACAÚBA USANDO CATALISADOR DE CASCA DE OVO
Autor(es): PROENÇA, Beatriz de Souza Gonçalves
FEIHRMANN, Andresa Carla
CARDOZO FILHO, Lúcio
BENETI, Stéphani Caroline
Abstract: Levando em consideração que os recursos convencionais de energia fóssil são limitados e causam degradação ao meio ambiente, e, ainda que há uma demanda energética crescente, os meios alternativos para suprir essa realidade vêm ganhando considerável espaço. Nesse sentido, o biodiesel tem se mostrado uma alternativa promissora. Ele pode ser definido como um mono- alquil éster de ácidos graxos derivados de óleos vegetais ou gorduras animais com álcool, na presença de catalisador e obtido por reações de esterificação e/ou transesterificação.Aplicando matérias- primas de baixo custo na produção de biocombustíveis pode ser possível a obtenção de um combustível competitivo no mercado.Assim, foi empregado óleo da amêndoa de macaúba, álcool metílico e catalisador obtido por calcinação da casca de ovo em um sistema de reator batelada e posteriormente a conversão em ésteres foi quantificada utilizando cromatógrafo a gás. O estudo objetivou a produção de ésteres baseado em planejamento experimental adequado com posterior análise estatística, onde a máxima conversão em ésteres encontrada foi de cerca de 91%.
Palavras-chave: Biodiesel
Cromatografia gasosa
Transesterificação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3277
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz De Souza Gonçalves Proença.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)351.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.