EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3269
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DO PH E TEMPO DE CONTATO NA CAPACIDADE ADSORTIVA DA MORINGA OLEÍFERA PARA REMOÇÃO DO CORANTE TARTRAZINA
Autor(es): RECK, Isabela Maria
PAIXÃO, Rebecca Manesco
BAPSTISTA, Aline Takaoka Alves
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
Abstract: Os processos de adsorção vem sendo amplamente estudados devido ao seu potencial de remoção de substâncias poluentes de soluções aquosas. Dentre esses poluentes encontram-se os metais e os corantes sintéticos utilizados no processo de coloração de alimentos e bebidas industriais. Vários tipos de adsorventes não convencionais estão sendo estudados para remoção desses corantes, dentre as principais vantagens no uso destes estão seu baixo custo, biodegradabilidade, não agressividade ao meio-ambiente e menores produções de lodo após a coagulação. A utilização da Moringa oleífera como adsorvente natural, devido sua eficiência na remoção de poluentes, tais como íons metálicos e corantes em meio aquoso, vem sendo investigada e tem produzido resultados satisfatórios às pesquisas. Neste contexto o presente trabalho tem por objetivo avaliar a capacidade das sementes de moringa para a remoção do corante amarelo tartrazina em solução, quando submetidas à diferentes pH e tempo de contato. Para os experimentos, as sementes na forma de pó foram adicionadas à frascos contendo solução de corante na concentração de 15 mg/ L e submetidas ao processo de adsorção. O estudo foi desenvolvido em batelada, observando o tempo de contato e variando-se o pH. O tempo de 30 minutos apresentou maior remoção, em torno de 92%, e por este motivo, foi o escolhido para o estudo da influência do pH, o qual resultou em um ponto de carga zero do adsorvente entre 7-8 e um pH ótimo de adsorção neutro.
Palavras-chave: Moringa oleífera
Adsorção
Corante
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3269
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabela_Maria_Reck_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)429.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.