EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3268
Tipo: Artigo
Título: COMPOSIÇÃO FÍSICO - QUIMICA DE FORMULAÇÕES DE BISCOITOS COM FARINHA DE POLPA DE PUPUNHA
Autor(es): RECK, Isabela Maria
TAVARES, Fernanda de Oliveira
PINTO, Laura Adriane de Moraes
Abstract: A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) é uma palmeira que apresenta inúmeras vantagens para produção de palmito em relação à outras palmeiras nativas. Além do palmito em conserva, surgem novas possibilidades de comercialização devido as suas características peculiares. Portanto, este trabalho objetivou a obtenção de farinha de polpa de pupunha, por secagem em estufa e trituração em liquidificador industrial, e desta farinha foram elaboradas formulações de biscoitos com diferentes concentrações da mesma (0; 10;e, 25%) em substituição a farinha de trigo. Os biscoitos foram avaliados por análises físico-químicas e avaliações sensoriais. A partir dos resultados foi possível observar que a formulação com 25% de farinha de pupunha foi a que obteve os maiores valores para proteínas (6,80%), lipídeos (14,07%) e fibras (3,96%) e a menor porcentagem de umidade (5,76%). O produto elaborado apresentou boa aceitabilidade na análise sensorial, mostrando ser possível produzir biscoitos com farinha de pupunha com agregado valor nutricional.
Palavras-chave: Bactris gasipaes kunth
Biscoito
Farinha
Análise sensorial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3268
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabela_Maria_Reck_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)300.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.