EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3255
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO IMPREGNADO COM COMPOSTOS METÁLICOS DE PRATA E COBRE PARA A REMOÇÃO DO HERBICIDA GLIFOSATO
Autor(es): RÚBIO, Andressa Jenifer
BERGAMASCO, Rosangela
YAMAGUCHI, Natália Ueda
Abstract: Com a crescente utilização de diversos pesticidas na agricultura, incluindo o Glifosato que é o herbicida mais consumido mundialmente, há a necessidade de desenvolvimento de tratamentos de água diversificados e eficazes, visto que o consumo do glifosato pode trazer sérios problemas a saúde de animais, humanos e as plantas. Como tratamento alternativo, a remoção do glifosato da água pode ser obtida com a utilização do carvão ativado, e ainda para potencializar seus resultados, pode-se utilizar a impregnação de prata e cobre no carvão ativado, já que o carvão ativado na forma virgem que é comercializado muitas vezes não é suficientemente eficaz para a remoção de certos poluentes. Portanto, o presente trabalho visou a remoção do herbicida glifosato por meio de um processo de adsorção utilizando o carvão ativado impregnado com prata e cobre 0,5% com o objetivo de aumentar a eficiência de adsorção quando comparado ao carvão ativado comercial. Observou-se que a remoção de glifosato é melhorada quando se utiliza a impregnação de compostos metálicos, sendo de 66,1% com o adsorvente GAC/AgCu e de apenas 21,1% com GAC. Ainda são necessárias pesquisas mais aprofundadas relacionadas a caracterização e ensaios de adsorção para explicar melhor o mecanismo de adsorção que ocorre neste processo. Porém, pode-se concluir que o carvão ativado granular impregnado com prata e cobre 0,5% desenvolvido no presente trabalho pode ser apontado como uma possível tecnologia para a melhoria na qualidade da água destinada ao consumo humano para a remoção do herbicida glifosato.
Palavras-chave: Carvão ativado
Cobre
Glifosato
Prata
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3255
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andressa_jenifer_rubio.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)288.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.