EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3254
Tipo: Artigo
Título: CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
Autor(es): ZANELLA, André Felipe
VIOLIN, Ronan
Abstract: O concreto reforçado com fibras (CRF) é um material compósito, bastante conhecido e estudado, que pode ser utilizado como alternativa ao uso comum do concreto armado. Vem sendo utilizado desde 1960, com o propósito de melhorar algumas propriedades do concreto, geralmente associado a obras de infraestrutura com grande demanda social. Seu princípio se baseia em adicionar fibras descontínuas no processo de fabricação do concreto. Suas fibras podem ser destinadas a fins de reforço estrutural, como as de aço e poliméricas, denominadas macrofibras, ou não estrutural, denominadas microfibras, sendo poliméricas em geral. Devido a boa flexibilidade econômica o concreto com fibras é uma ótima opção de reforço estrutural, com bons aspectos econômicos e diversas aplicações em obras de infraestrutura, como saneamento e transportes. A falta de compreensão do real comportamento das fibras dentro do concreto e a falta de normas técnicas específicas, faz com que as fibras sejam pouco utilizadas em estruturas usuais de concreto armado. Com este âmbito em mente, este estudo tem por finalidade, proporcionar uma melhor compreensão sobre o papel das fibras no concreto, através de uma revisão sistematizada, visando avaliar o papel das fibras na melhoria do desempenho do concreto principalmente em relação a ductilidade. Pretende-se traçar um quadro comparativo com valores de resistência que cada tipo de fibra pode proporcionar, definindo assim a melhor aplicação para cada material. Para tal pretende-se avaliar as principais fibras disponíveis no mercado, são estas: fibras de polipropileno, sintéticas ou de vidro, e de aço.
Palavras-chave: Fibras
Concreto
Ductilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3254
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_felipe_zanella_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)347.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.