EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3250
Tipo: Artigo
Título: INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
Autor(es): GOMES, Aline Domingues
MACHADO, Nádia Regina Camargo Fernandes
SCALIANTE, Mara Heloisa Neves Olsen
Abstract: A queima de biomassa vegetal para geração de energia em caldeira resulta na produção de um resíduo que se constitui em passivo ambiental em algumas indústrias que fazem uso dessa fonte energética. O desenvolvimento de tecnologias de reaproveitamento desse resíduo se faz necessário e uma das alternativas é a sua utilização como matéria-prima para síntese de zeólitas, devido à semelhança na composição química de cinzas com material vulcânico precursor das zeólitas naturais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar as cinzas provenientes da caldeira de uma indústria agroindustrial do norte do Paraná como fonte alternativa de Si e Al para síntese de zeólitas. Para tanto realizou-se a caracterização de três amostras de cinzas (cinza 1, 2 e 3), colhidas em pontos diferentes da mesma caldeira, mediante análise de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Na síntese das zeólitas, as cinzas foram submetidas a um tratamento hidrotérmico em estufa usando hidróxido de sódio. As sínteses foram realizadas a 100°C com tempo de reação de 24 h e para a cinza 1, devido a formação de material zeolítico diferente das cinzas 2 e 3, variando o tempo de reação (12h, 24h, 48h e 72h). Análises de difração de raios X dos produtos das sínteses revelaram a formação da zeólita NaP1 e hidroxissodalita para a cinza 1 com tempo de reação de 24h e de hidroxissodalita para as demais sínteses. Embora não tenha se formado as zeólitas desejadas, verifica-se que as cinzas são matérias -primas promissoras na síntese de zeólitas.
Palavras-chave: Cinzas
Hidroxissodalita
Tratamento hidrotérmico
Zeólitas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3250
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_domingues_gomes.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)506.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.