EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3249
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E PRESSÃO NA EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE CASTANHA DO PARÁ COM N - PROPANO SUBCRÍTICO
Autor(es): ZANQUI, Ana Beatriz
SILVA, Cláudia Marques da
SANTOS, Vanessa Jorge dos
CARDOZO FILHO, Lúcio
VISENTAINER, Jesuí Vergílio
MATSUSHITA, Makoto
Abstract: Vários estudos mostraram que óleo de castanha do Pará contém ácidos graxos da série ômega -9 e érico em tocoferóis, e ambos atuam na prevenção de doenças. Métodos convencionais de extração de lipídios podem degradar esses compostos, além de serem utilizados solventes tóxicos que precisam ser separados do extrato ao final da extração por serem líquidos. Com o objetivo de promover uma extração de lipídios sem a utilização de solventes tóxicos e com facilidade na eliminação do solvente, este trabalho teve por objetivo, avaliar a influencia da temperatura e da pressão na extração de óleo de castanha do Pará utilizando propano no estado subcrítico, obedecendo a um planejamento fator ial 2², variando a temperatura de 30 a 60°C e a pressão de 80 a 120 Bar. Os resultados mostraram através da superfície de resposta, que o aumento da temperatura e da pressão favoreceu o aumento do rendimento da extração. A melhor condição encontrada foi o ponto com condições 60ºC e 120Bar, extraindo 42,57%, valor muito próximo ao extraído por solventes. Assim pode -se concluir que o método estudado é efetivo para extrair lipídios de castanha do Pará.
Palavras-chave: Alimentos
Lipídios
Planejamento fatorial
Superfície de resposta
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3249
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa_jorge_dos_santos_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)304.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.