EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3239
Tipo: Artigo
Título: GNSS APLICADO À GEODINÂMICA: ANALISE DO DESLOCAMENTO DAS PLACAS LITOSFÉFICAS DURANTE EVENTO SÍSMICO
Autor(es): PADILHA, Ana Flávia
GOBATTO, Débora Regiane
AGUIAR, Claudinei Rodrigues de
Abstract: Eventos sísmicos ou terremotos se manifestam por tremores e algumas vezes deslocamentos da crosta terrestre. A maioria dos terremotos ocorrem em regiões próximas as bordas das placas tectônicas. Placas distintas podem se mover em direções opostas,convergir ou mover-se em relação uns aos outros. A intensidade destes tremores varia de 0 a 10 na escala de Richter ou escala de magnitude local (ML). Um exemplo foi o terremoto na região do mar de Maule, Chile, 27 de fevereiro de 2010. Um dos maiores já registrados. Neste trabalho apresenta o uso do posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) no estudo deste terremoto como a sua localização, intensidade, e deslocamento que ocorreu nas proximidades. Para isso, uma estação SIRGAS-CON em Concepcion, Chile, é usada para realizar um estudo sobre o deslocamento causado pelo terremoto.
Palavras-chave: Chile
GNSS
SIRGAS - CON
Terremoto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3239
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudinei_rodrigues_de_aguiar_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)413.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.