EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3235
Tipo: Artigo
Título: COMPARATIVO DE GERAÇÃO SOLAR VERÃO VS INVERNO
Autor(es): MODOS, Allan Barbeiro
BERNA, Jeferson Malaquias
VALDERRAMA, Valentina Bruit
RODRIGUES, Claudio de Souza
BARROS, Rafaela De Angelis
DOMINGOS, Janaina De Melo Franco
Abstract: As “Células Fotovoltaicas” ou “Células Solares” são formadas por duas camadas de materiais semicondutores, uma com polaridade positiva e outra com polaridade negativa. Quando os fótons de luz atingem as placas, fazem com que os elétrons se movimentem com maior velocidade, causando maior atrito entre os mesmos, gerando eletricidade. Por meio desta relação direta entre a intensidade de raios luminosos que a placa recebe e a geração de energia. De forma simplificada, pode-se dizer que o fluxo de eletricidade é maior se a quantidade de luz também for maior, uma relação proporcional. As placas podem ser executadas de diversos materiais, porém as mais usadas são fabricadas utilizando-se o “silício”. Sabendo que a energia produzida pode ser imediatamente aproveitada em aparelhos que utilizem energia elétrica, nesta pesquisa, procura-se determinar um valor médio de produção deste sistema de geração de eletricidade, comparando o custo da energia hidroelétrica com o custo da energia solar gerada por este sistema. Sendo assim na presente pesquisa serão realizadas medições de produção e utilização de energia produzida por painéis fotovoltaicos instalados na instituição UNICESUMAR, Maringá/Pr Brasil, sendo estas medições realizadas em diferentes estações do ano, organizadas por dia, hora, mês e ano de coleta.
Palavras-chave: Energia fotovoltaica
Energia limpa
Energia solar
Ecoeficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3235
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
allan_barbeiro_modos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)405.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.