EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3228
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTO SOBRE AVC ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM , FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE DO PARANÁ
Autor(es): MONTELEONE, Vanessa Figueiredo
PRAMIO, Cássia
CUNHA, Mauro Pedro da
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
Abstract: O AVC é uma das causas mais prevalentes de invalidez e morte no mundo. No Brasil o AVC representa a primeira causa de morte e incapacidade o país. O tipo de AVC mais prevalente é o AVC isquêmico e a terapia de reperfusão com rT-Pa dentro da janela terapêutica pode minimizar sua morbimortalidade. Os principais obstáculos a esta terapia são a inabilidade para o rápido reconhecimento dos sinais e sintomas do AVC e a demora na busca do serviço de emergência. Para aumentar conhecimento da população tem sido feitas campanhas educativas em vários países, para a população em geral e também para futuros profissionais da saúde, para que estes ajudem a educar a população sobre AVC. O objetivo deste estudo foi verificar conhecimento dos futuros profissionais de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia sobre AVC.A coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário contendo informações sobre um caso clínico típico de AVC, perguntas relacionadas a este e dados demográficos. Os dados obtidos foram digitados e m planilha Excel.Os resultados parciais mostram que 72,3% dos alunos de enfermagem, 77,6% dos alunos de fonoaudiologia e apenas 59,7% dos alunos de fisioterapia reconheceramo neurologista com o a especialidade que trata o AVC. Pode-se inferir que o conhecimento desses futuros profissionais da saúde quanto ao AVC é deficiente. A conscientização sobre o AVC é importante, pois se tratando de uma emergência, a conduta correta, incluindo a busca pelo especialista correto, é fundamental para o aumento do acesso do paciente a terapia de reperfusão.
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Isquemia encefálica
Especialidade médica
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3228
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thaisa_paula_perini_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)279.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.