EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3227
Tipo: Artigo
Título: DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, MARINGÁ - PARANÁ
Autor(es): OLIVEIRA, Thaliany Siqueira
TORTAJADA, Juliana dos Santos
COSTA, Cássia Kely Favoretto
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: O câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres, apresentando altas taxas de mortalidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção de mulheres atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF)em Maringá, Paraná, referente à detecção precoce do câncer de mama (CM). Como método, foi realizada uma pesquisa de campo (entrevistas) com mulheres cadastradas nesse programa de saúde, por meio de questionário adaptado. Na análise das informações foi usada a estatística descritiva, por meio da distribuição de frequência simples e relativa. De acordo com os resultados, 73,45% (de um total de 176 pacientes) realizam o Auto Exame da Mama (AEM). Com relação à forma de realização, de 212 respostas, 39,15% destacam que executam esta ação durante o banho, colocando a mão atrás da cabeça (16,51%) e/ou com as pontas dos dedos da mão, fazendo movimento circular ao contrário (15,09%). Ressalta-se que 52,49% de 181 pacientes entrevistadas passaram pelo exame clínico e mostraram conhecimento da forma como o médico deve proceder, com destaque para as opções: deitada na maca (45,26%) e colocar a mão na cabeça-nuca (27,89%). Já 72,47%de 178 pessoas do sexo feminino já fizeram mamografia e 45,6%(de 241 respostas) sabem que esta deve ser realizada por meio de um aparelho específico. Conclui-se que as mulheres tem algum conhecimento a respeito do câncer de mama, principalmente relaciona da à prevenção do mesmo, contudo ainda existe falta de informação a respeito dos fatores modificáveis que predispõem ao câncer de mama.
Palavras-chave: Atenção primária
Economia do câncer
Neoplasia mamária
Prevenção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3227
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thaisa_paula_perini_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)279.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.